quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Socrates

Mas, na dúvida, decidiu questionar todos os sábios de Atenas para descobrir o quanto eles realmente sabiam. Com seu método de questionamento cheio de perguntas mordazes acabava por demolir as teses daqueles “sábios”. Sócrates logo constatou que os sábios de Atenas nada sabiam, assim como ele. Só que, como ele era o único que sabia que nada sabia, ele era, portanto, o mais sábio dos homens.

Sócrates, um filósofo mordaz
Sócrates realmente deve ter acreditado que o Oráculo de Delfos falava com a voz dos deuses. Apesar de sua excepcional contribuição para o avanço da filosofia fundada na razão, ele não deixava de ser uma criatura de seu tempo. Como todos acreditavam num deus de algum tipo, ele também o fazia.
Parte da vida de Sócrates coincidiu com a posição de Atenas como a mais poderosa e civilizada cidade-estado da Grécia

O homem mais feio e mais sábio de Atenas mostrou-se um soldado cheio de bravura. Numa ocasião, ele resgatou o amigo Alcibíades que estava ferido, carregando-o entre as tropas inimigas e salvando sua vida. Segundo Platão, o bem apessoado Alcibíades teria se apaixonado por Sócrates e feito de tudo para seduzi-lo. Mas, não obteve sucesso.

Sócrates não tinha uma vida fácil. Sua recusa em trabalhar para manter sua dedicação à filosofia fazia com que ele não ganhasse dinheiro. Lecionava para jovens através de conversas informais.
Quando tinha 50 anos, Sócrates casou-se com Xantipa, que dizem ter sido a única pessoa capaz de superá-lo numa argumentação. Eles tiveram três filhos e um casamento de muita união.

Mas aos 65 anos, com o fim da Guerra do Peloponeso e a vitória de Esparta, o então maior filósofo grego se viu em maus lençóis. Um antigo aluno seu, Crítias, foi colocado pelos espartanos como um dos tiranos que governaria Atenas. Sabendo da influência da filosofia de Sócrates, ele proibiu o seu ensino nas ruas da cidade. Mesmo após a queda dos tiranos e a retomada do pelos democratas, a situação dele não melhorou.
Caminhava pelas ruas de Atenas pregando a lógica, em um constante convite às pessoas a pensarem por si próprias. Sem nunca escrever tornou-se um dos homens da história de quem mais se escreveu até os dias de hoje. Foi venerado pelos jovens e progressistas de sua época, o que o tornava para os tradicionalistas um perigoso símbolo revolucionário, acusando-o de não acreditar nos seus deuses e de corromper sua juventude. Em virtude destas desconfianças acusaram-no injustamente de trair Atenas na guerra contra Esparta, condenando-o a morte. Em vez de fugir ele aceitou a condenação, pois para ele o império da lei era inquestionável.



s amigos subornar o Em 399 a.C. ele foi preso sob falsas acusações de heresia e corrupção de jovens. Condenado pelos cidadãos atenienses por 280 votos contra 220, ele foi sentenciado à morte.
Na sua última noite na prisão, sempre discutindo filosofia rodeado de seus jovens discípulos, entre eles Platão, a discussão girou em torno de sua angustiante dúvida: haveria outra vida após a morte? Morreu após tomar serenamente uma taça de cicuta, por ele mesmo solicitada a um dos criados, diante do sofrimento de seus amigos vendo-o beber o líquido fatal.
Antes de ingerir o veneno que o mataria ele disse aos amigos que se reuniam em sua cela: “Chegou a hora de seguirmos caminhos diferentes: eu, o da morte; vocês, o da vida. Qual deles é o melhor somente Deus sabe”
Escreveu Platão, encerando a discrição da cena,de morte de seu mestre: Tal foi o fim do nosso amigo, o melhor, o mais justo e o mais sábio de todos os homens que nos foi dado a conhecer.
O SOCRATES A CAMINHO DA MORTE CARNAL.
A sua filosofia não era uma teoria especulativa, mas a própria vida que ele vivia.

Aos setenta e tantos anos foi Sócrates condenado à morte, embora inocente.

Enquanto aguardava no cárcere o dia da execução, seus amigos e discípulos moviam céus e terra para preservá-lo da morte.
Na véspera da execução, conseguiram seus amigos subornar o carcereiro, que abriu a porta da prisão. Porém ele não moveu um dedo para esse fim; com perfeita tranqüilidade e paz de espírito aguardou o dia em que ia beber o veneno mortífero.

...Críton, o mais ardente dos discípulos de Sócrates, entrou na cadeia e disse ao mestre:

- Foge depressa, Sócrates!

- Fugir, por quê? - perguntou o preso.

- Ora, não sabes que amanhã te vão matar?

- Matar-me? A mim? Ninguém me pode matar!

- Sim, amanhã terás de beber a taça de cicuta mortal - insistiu Críton.

- Vamos, mestre, foge depressa para escapares à morte!

- Meu caro amigo Críton - respondeu o condenado - que mau filósofo é tu! Pensar que um pouco de veneno possa dar cabo de mim...

Depois puxando com os dedos a pele da mão, Sócrates perguntou:

- Críton, achas que isto aqui é Sócrates?

E, batendo com o punho no osso do crânio, acrescentou:

- Achas que isto aqui é Sócrates? ... Pois é isto que eles vão matar, este invólucro material; mas não a mim. EU SOU A MINHA ALMA. Ninguém pode matar Sócrates! ...
No dia seguinte, quando o sentenciado já bebera o veneno mortal e seu corpo ia perdendo aos poucos a sensibilidade, Críton perguntou-lhe, entre soluços:

- Sócrates, onde queres que te enterremos?

Ao que o filósofo, semiconsciente, murmurou:

- Já te disse amigo, ninguém pode enterrar Sócrates... Quanto a esse invólucro, enterrai-o onde quiserdes. Não sou eu... EU SOU MINHA ALMA...

E assim expirou esse homem com 71 anos, que tinha descoberto o segredo da FELICIDADE, que nem a morte lhe pôde roubar.

CONHECIA-SE A SI MESMO, O SEU VERDADEIRO EU DIVINO. ETERNO. “IMORTAL...”
Citações de Sócrates.
A eloqüência é a arte de aumentar as coisas pequenas e diminuir as grandes.
A ociosidade é que envelhece não o trabalho.
A palavra é o fio de ouro do pensamento.
A raiva é danosa para todo mundo, porém ela é mais danosa ainda para o homem que a sente.
A verdade não está com os homens, mas entre os homens.
A vida que não passamos em revista não vale a pena viver.
Alcançar o sucesso pelos próprios méritos. Vitoriosos os que assim procedem.
Casar ou não casar - você sempre lamentará.
Chamo de preguiçoso o homem que podia estar melhor empregado.
Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo de Deus.
De qualquer modo, case! Se você tiver uma boa esposa, será feliz e se você tiver uma ruim, se tornará um filósofo. O que é bom para qualquer homem.
É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.
Freqüentemente, quando olhava para o grande número de coisas, ele dizia para si mesmo: "Quantas coisas existem de que não preciso".

Há sabedoria em não crer saber aquilo que tu não sabes.
Não penses mal dos que procedem mal; pense somente que estão equivocados.
O amor é filho de dois deuses, a carência e a astúcia.
O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância.
Os livros são um empecilho à aprendizagem.
Os maus homens vivem para comer e beber; os bons comem e bebem para viver.
Procure suportar com ânimo tudo aquilo que precisa ser feito.
Quatro características devem ter um juiz: ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente.
Quem melhor conhece a verdade é mais capaz de mentir.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade.
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.
Todo o meu saber consiste em saber que nada sei.
Todos os homens têm manias: uns gostam de cavalos; outros de cães; outros querem ouro, outros, honraria. Quanto a mim, nenhuma dessas coisas me atrai. Mas tenho paixão por amigos.
Uma vez igualadas aos homens, as mulheres se tornam seus superiores.

Um comentário:

  1. Sócrates não deixou escritos de sua autoria, assim, a nossa consciência de seus ensinamentos vem primordialmente a partir de poucos autores antigos que se referem a ele em suas próprias obras.

    ResponderExcluir